Um exemplo a seguir pelas nossas Bibliotecas Públicas e Universitárias!

Textos disponíveis para pesquisa, consulta e cópia

Google chega a acordo para abrir acervo da Biblioteca Britânica na Internet

20.06.2011 – 12:03 Por Hugo Torres

A Biblioteca Britânica anunciou uma “parceria estratégica” com a Google, que vai digitalizar parte dos documentos históricos arquivados naquela instituição e disponibilizá-los online. O acordo, que não resulta em qualquer pagamento, vai permitir acesso livre, em qualquer sítio do mundo, a textos que remontam ao século XVIII.

Livros, periódicos, mapas, fotografias, selos, patentes, manuscritos, som – o acervo da biblioteca nacional do Reino Unido inclui registos em vários formatos de toda a civilização, num total que ultrapassa os 150 milhões de itens. O acordo deverá abarcar apenas os textos que já não estão sujeitos a direitos de autor.

Os detalhes serão divulgados ainda hoje, numa conferência de imprensa conjunta com o director-geral da Biblioteca Britânica, Dame Lynne Brindley, e o director de relações públicas da Google, Peter Barron. Em princípio, a “parceria estratégica” com a Britânica será parecida com as que a empresa norte-americana tem firmado com 40 outras bibliotecas nacionais.

A BBC adianta que o acordo vai permitir pesquisar, consultar e copiar os textos disponibilizados online. Os custos da digitalização ficam a cargo da Google, que fará uma reprodução para uso próprio e outro para o site da Biblioteca Britânica, que recebe um milhão de visitantes anualmente, de acordo com a mesma estação de televisão.

in Público Online

Deixe um comentário

Filed under Bibliotecas, Cidadania, Cultura, Livros

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s